segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os Versos Aureo de Pitágoras

OS VERSOS ÁUREOS DE PITÁGORAS


PREPARAÇÃO

O CULTO DA DIVINDADE. – Ter uma religião. – Antes de tudo, rende aos deuses imortais o culto prescrito pela lei. Guarda também a tua fé jurada. Reverencia depois, como convém, os Heróis sublime e os espíritos semi-deuses.

PURIFICAÇÃO

O CULTO DA FAMÍLIA. – Amar a seus pais – Tem o culto da família: cumpre bem os teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes.

CULTO DA AMIZADE. –Amar aos seus semelhantes. – escolhe para teu amigo o homem melhor e mais virtuoso. Obedece aos seus doces conselhos e segue seu exemplo salutar. Esforça-te para não te afastares dele por um erro mesmo leve, na medida do possível, pois a vontade esta ao lado do destino como poder diretor da nossa evolução.

A CULTURA PESSOAL

A cultura mental. – Sê senhor de ti mesmo. – Sabe, pois, que deves dominar as tuas paixões, sendo sóbrio, ativo, casto. Não te encolerizes nunca.

Ser honesto, franco e justo. – Sê irrepreensível diante dos outros e diante de ti mesmo. E, acima de tudo, respeita-te a ti mesmo. Que toda a tua vida, que todas as tuas palavras se inspirem na mais pura justiça.

Ser refletido. – Não adquiras o hábito de viver maquinalmente, mas reflete bem que a morte é o nosso destino comum e que as riquezas matérias pode ser adquiridas ou perdidas com a mesma facilidade.

Trabalhar com confiança. – Quanto à sorte que te esta reservada pelas leis divinas, por mais rude que seja, não te revoltes, porém suporta-a com serenidade, esforçando-te por melhorá-la do melhor modo que puderes. Os deuses efetivamente, preservam os sábios dos males maiores.

Ser tolerante e paciente. – A verdade e o erro encontram-se misturados nas opiniões humanas. Abstem-te , pois, de aprova-las ou rejeita-las, totalmente, afim de conservar a tua harmonia. Se o erro triunfa momentaneamente, afasta-te e tem paciência.

Criar um juízo são e firme. – Toma cuidado sempre de observar o que eu te vou dizer. Não te deixes levar sem reflexão pelas palavras e os atos de outrem. Fala e age somente quando a tua razão te indicar o partido mais sábio. A deliberação obrigatória antes da ação evitará assim os atos desordenados. O que torna o homem verdadeiramente infeliz é falar sem regra nem medida.

Ser previdente. - Para cada uma das tuas decisões prevê bem as conseqüências mais remotas de maneira que não te arrependas nunca.

Ser modesto. – Não tenhas a pretensão de realizar o que realmente ignoras. Aproveita, ao contrário, todas as ocasiões para te instruíres. Chegará, assim, a uma vida altamente agradável.

A cultura corporal. – Seguir um regime puro e fisiológico. – Fazer exercício. – É preciso igualmente velar pela boa saúde do corpo. Toma cuidado com a medida dos alimentos que te são necessários. Tua justa medida será a que te impedirá de amolecer o teu caráter. Também deverás habituar-te a um regime puro e severo.

Ser reservado. – Caminha sem ostentação, para evitares a atrair a incompreensão odiosa dos invejosos e ignorantes.

Ser ponderado. Não faça como as pessoas sem juízo, que dispendem além de suas necessidades ou ainda que se entregam à avareza, mas aprende a guardar em tudo o meio termo. Não faças coisa alguma que te prejudique, e, por isso, raciocina bem antes de agires.


PERFEIÇÃO

OS MEIOS DE APERFEIÇOAMENTO. – O exame de si mesmo. Apenas desperto, aproveita-te logo da harmonia quem vem do sono para elevares o teu espírito e refletires nas boas obras que deverás realizar.
Todas as noites, antes de dormires, faze o teu exame de consciência, repassa muitas vezes no teu espírito os atos de tua jornada e pergunta a ti mesmo: “Que fiz eu ? Cumpri bem o meu dever em todas as coisas?” Examina assim sucessivamente cada uma das tuas ações. Se descobrires que fizeste o mal, repreende-te severamente; se foste irrepreensível, sê satisfeito.

A meditação. – A fé, A vida virtuosa. A ciência do universo. – Medita estes conselhos. Ama-os de toda a tua alma e esforça-te em pô-los em prática; Eles te conduzirão as virtudes divinas. Juro por aquele que traçou em nosso espírito a tetrada sagrada, fonte emblema da natureza eterna.

A prece. – Mas, metendo-te em obra, roga sem cessar aos deuses, para que eles te ajudem a cumpri-la.

A iniciação. – Quando fores bem compenetrado destes preceitos, chegarás a convicção da constituição íntima dos deuses, dos homens e de todas as coisas, e perceberás a unidade que penetra a obra natural inteira. Conhecerás, então, esta lei universal que, por toda parte, a matéria e o espírito são idênticos, em natureza.

A clarividência. – De tal maneira, vindo a ser clarividente, tu não serás mais atormentado por desejos ilegítimos. Reconhecerás então que os homens são os criadores dos seus males, Infelizmente, não sabem que os verdadeiros bens estão ao seu alcance. Quão raros são aqueles que conhecem a maneira de se livrar dos tormentos. Tal é a cegueira dos homens que lhes perturba a inteligência! Semelhantes a um cilindro, porque não suspeitam a funesta incompreensão que vive neles e os acompanha por toda a parte; não sabem discernir o que precisam admitir nem o que é necessário repelir, sem revolta.

A verdade oculta. – Deus, nosso pai! Possa liberta-los de seus sofrimentos e mostrar-lhes qual o poder sobrenatural que eles obter! Não tenhamos angustia, porque os homens são da raça dos deuses e a eles pertence descobrir as verdades sagradas que a natureza oferece para a pesquisa.

A recompensa. – A sabedoria. – A imortalidade feliz. Se conseguires possui-la preencherás facilmente todas as minhas prescrições e obterás o merecimento de ser livre em tuas provas. Mas abstem-te dos alimentos que prejudicam as purificações e prossegue na obra de libertação de tua alma, fazendo uma escolha judiciosa e refletida de todas as coisas, de maneira a estabelecer o triunfo do que existe de melhor em ti, o Espírito.
Então, quando abandonares o corpo mortal, elevar-te-ás no éter e, cessando de ser mortal, revestir-te-ás da forma de um Deus imortal!

(DR. CARTON: A vida sábia).

"O que não se compreende não se possui."(Johann von Goethe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário