dia 13 de junho de 2012, após muito tempo de consideração sobre o Caminho da Fé, resolvi numa distração de minha companheira, pegar um ônibus na rodiviária Novorio diretamente para Poços de Caldas onde cheguei as 05h40min, embarquei em outro ônibus para Águas da Prata, muito facilmente as 06h30min já me encontrava em frente a sede do caminho, que fica nos fundos(ou será na frente) da pequena rodoviária, não demorou e uma funcionária chegou com sua motoneta para iniciar as atividades do dia no albergue de peregrinos, depois de um café com leite e um pão com manteiga na padaria em frente, me dirigi para albergue afim de pegar minha credencial e iniciar de imediato meu caminho, Conversando com a hospitaleira da pousada, sobre a dificuldade de conciliar o sono durante a viagem, fui aconselhado a repousar aquele dia no albergue e só iniciar meu caminho no dia seguinte, e que ela estava aguardando um casal que viria do interior de São Paulo e ficaria aquele dia no albergue e começaria a caminhada no dia seguinte também, resolvi aceitar a sugestão, descansei aquele dia em Águas da Prata, um pouco antes do almoço chegou o casal; Ivan e Maria, depois das apresentações fomos almoçar e por as coisas em ordem, dia seguinte as 06horas, o café já na mesa, fizemos o desjejum e agradecemos o excelente atendimento para em seguida por o pé na estrada. Serão 322 km até Aparecida do Norte.
Tive muita dificuldade com a mochila pesada e a topografia do terreno, la pelos 25 km de caminhada já estava sentindo o esforço despendido e a partir dai só contava com minha teimosia em continuar, decorridos 34 km,cheguei extenuado ao hotel palace (Andradas-MG), tomei um banho quente, e fui jantar em seguida, comprei um dorflex, tomei e fui dormir, pela manhã comentei com atendente que havia chegado destruido no dia anterior e ele comentou que eu até que cheguei bem, pois muitos chegavam e perguntavam onde ficava a rodoviária. Assim foram todos os estágios desta caminhada, não tem trecho fácil ou leve, o grau de dificuldade é alto; então aconselha-se uma preparação física adequada e fortes orações (glorias e louvores sejam dados a todo momento).
Tina,Maria e Ivan |
Tina,hospitaleira em Águas da Prata |
bar da Zeti e a própria |
os senões ficaram por conta de circunstâncias incontornáveis, que deve ser levados em consideração por futuros peregrinos:
- a pousada Poka de Estiva foi a mais acolhedora e chique, mas em compensação ficando em cima de
uma panificação, depois de 1:00 da manhã o padeiro começa a trabalhar e a maceira da uns tranco que parecem alguém arrastando uma cama de casal, minha sorte é que devido ao cansaço, bem cedo já estava na cama, de modo que quando o padeiro que mais parecia um pica-pau começou com sua atividade eu já tinha dormido um pouco... uma pena, era uma pousada bem confortável.
- A pousada da d.Elza, em Consolação fica em frente a igreja, que toca o bendito sino de hora em hora durante toda a noite... pra que? o quitute de d.Elza é gostoso.e as acomodações atende legal.
- d.Terezinha em Tocos de Mogi, é uma boa pousada, e o local muito bom para descansar. Almocei no restaurante Beira Rio, comida boa e baixo custo, bom atendimento.
Seu José,Peregrino e D.Inêz |
- em Paraisópolis a pousada da praça é o que há de melhor , estilo casa de fazenda tudo muito limpo e acolhedor, fiquei num dos aposentos em um anexo nos fundo da pousada, muito silêncio. É uma cidade já de um certo porte, almocei num restaurante ao lado da pousada, comida boa e bom preço.
ainda em Paraisópolis, depois de 12km de caminhada chegamos na pousada vó Maria, onde ficamos aquele dia, muito bem recebidos pelo casal de hospedeiros; Rogério e Lucia, no bairro cantagalo.
![]() |
Mauro da pousada,peregrino e Maurão (Inconfidentes) |
- Minha programação de ficar em Ouro Fino, não deu certo, quando cheguei na cidade já não havia mais vagas no hotel caiçara, e o casal que havia chegado na minha frente, procurou nas possíveis pousadas na cidade e nada, quase duas horas depois deles, cheguei na cidade e me avisaram que não havia opção de hospedagem no lugar, por conta de um evento que lotou todas a acomodações, devido ao adiantamento das horas almocei ajantarado e tomei um taxi até a Pousada Caminho da Fé, em Inconfidentes, que estava com quase a totalidade de suas acomodações ocupadas por conta do evento de Ouro Fino. Pousada boa, bom atendimento. com exceção de um galo ao lado da pousada, que tinha um problema na voz, cantava estranho e alto, a partir das 3:00 horas, espero que já o tenham levado a um fonoaudiólogo.Fui fazer uma visita ao Maurão, há Mauros que vem para o bem, figura simpática, um ícone do caminho.
Pousada Barão Montez; Natalicia,Maria,Marcio e Andarilho |
![]() |
Pousada em Campos de Jordão |
A CAMINHADA: